O CONTADOR DE HISTÓRIAS: Eliani Thomé

A gestora de projetos Eliani Thomé tornou-se um dos grandes nomes da tecnologia nacional. Hoje, retornando às raízes, ela está ao lado da mãe na Beta Bonin Noivas e Festas gerenciando o negócio que pretende ampliar e tornar o maior no segmento do sul do Brasil.

Fotos Elton Costa | Beleza Madá Concept

 

Eliani Thomé, 45 anos, é uma dessas mulheres incríveis que corre atrás do que quer. Em busca de seus sonhos, saiu de Francisco Beltrão, interior do Paraná, para estudar Comércio Exterior aqui em Joinville.

Porém, como nem todo começo é fácil, tinha saudade dos amigos e do pai. Ele vivia uma fase difícil pela perda do seu patrimônio após um infortúnio do destino. Mas “the show must go on”. Enquanto estudava, Eliani conseguiu seu primeiro emprego na conceituada SoftExpert, empresa de desenvolvimento de softwares para gestão empresarial. Ela acabou se especializando na área de atendimento ao cliente. Com esta função, foi enviada para viver longas temporadas em países como Portugal e México, o que lhe rendeu experiências bem inusitadas. “Foi uma época muito legal, de grandes aventuras e muitos desafios, como ter que dirigir no caos do trânsito na Cidade do México, porque o representante da empresa de lá tinha perdido a carteira de motorista” relembra.

Voltou ao Brasil e, em 2005, começou uma nova trajetória em uma empresa prestadora de serviço para a extinta Datasul. De atendimento ao cliente, migrou para a área de gestão de projetos e nunca mais parou. Neste período, a carreira de Eliani deslanchou.

O PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE

Com apenas 26 anos, Eliani conquistou a difícil missão de gerenciar uma equipe. Em poucas palavras, o seu trabalho era montar um time com pessoas – que muitas vezes, nunca tinham trabalhado juntas – e conseguir transformar este grupo de pessoas num time de alta performance. A atividade era desafiadora, mas difícil mesmo era deixar o filho, Gabriel, em casa. A mãe, D. Beta, como sempre, foi a grande salvadora da pátria.

Também em 2005, começou o x da sua vida, como eu gosto de falar, que representa sua grande virada. Começou a participar do Project
Management Institute (PMI), líder mundial como instituição sem fins lucrativos dedicada ao avanço do gerenciamento de projetos no mundo. A gestora começou a atuar timidamente como voluntária em Santa Catarina. Fazia pequenas atividades, como o credenciamento de participantes em eventos, além de assinar as fotografias. Mas, com a obstinação de sempre, assumiu diversas diretorias e chegou aos cargos de vice-presidente e presidente. “A participação no PMI foi a virada na minha carreira. Obtive várias certificações, dei palestras no Brasil inteiro, fiz muitos cases de sucesso no meu trabalho, com competências que adquiri sendo voluntária do PMI”, comemora. Um
dos seus grandes feitos dentro da organização foi conquistar o prêmio Chapter of the Year, em Atlanta, nos USA, em outubro de 2023. “Encerrei minha gestão com chave de ouro, trazendo o prêmio de melhor do mundo para o PMI Santa Catarina”. Atualmente, ela atua como presidente ex-officio da organização e trabalha incansavelmente para que novos talentos também sejam reconhecidos para a valorização da profissão. “Melhor do mundo não é para qualquer um”, comenta radiante.

A PERDA DO MELHOR AMIGO

Com a mudança para Curitiba, a gestora vive uma nova virada de chave em sua vida. Lá, retomou o gosto pela costura e cursou moda no Centro Europeu, vivendo também a sua grande tragédia pessoal: a morte do pai, o seu Ilo. “A morte do meu pai foi um baque muito grande. Eu perdi o chão. Não conseguia entender, o meu pai era o meu melhor amigo”, lamenta. Foram anos até se recuperar da dor do luto.

Neste período, ela havia sido contratada por uma grande empresa de Blumenau semanas antes da morte do pai. Abalada com a perda, acabou não assumindo o cargo. Neste meio tempo, dedicou-se a ajudar a mãe na Beta Ateliê, antigamente situada à Rua Duque de Caxias. Mas, naquele momento, a vocação para a tecnologia continuou falando mais alto. Atuou na TOTVS, onde ajudou a construir um case de transformação ágil. Foi sócia do ProjectLab, atual P-Lab, e gerente de desenvolvimento de software na Thomson Reuters, uma gigante internacional de tecnologia. Teve ainda uma passagem pela Neogrid e, em paralelo, com mais dois amigos, fundou e é Head de Produtos na Meetribu, uma rede social que conecta infl uenciadores e marcas a fazer grandes negócios.

NOVAMENTE O AMOR

Depois de um período conturbado em sua vida, Eliani resolveu sossegar o coração em todos os sentidos. Viveu todos os impasses de uma separação, o que classifica como o grande “tropeço” em sua história. Mas a vida lhe trouxe uma agradável surpresa: Rogerio, que conheceu em 2020 e com quem está casada há um ano. “Meu marido é uma pessoa incrível, um super parceiro que Deus me deu”, declara. Como a sede da empresa dele é em São Paulo, o casal, os dois filhos de Eliani – Gabriel, de vinte anos e Rafaela, de onze – dividem o tempo entre a capital paulista, Joinville e Curitiba e Atibaia (SP). “O Rô tem um filho maravilhoso que está estudando nos Estados Unidos. Nossa família é unida e nos damos muito bem”. Na vida de casados entre São Paulo e Joinville, resolveram aproveitar melhor a casa recém-reformada no Parc de France, para criar, em maio deste ano, o Maison de France, que oferece uma experiência incrível para o dia dos noivos.

DE VOLTA ÀS ORIGENS

Assim como o relacionamento, Eliani buscou mares mais calmos na vida profissional, tornando-se sócia na empresa da mãe. Na verdade, a atuação é uma volta às suas raízes. “Aos onze anos, eu já fazia os vestidos das minhas bonecas. Eram todos franzidos, de manga bufante”, brinca. Hoje, ela está mais próxima da gestão do que das agulhas. Aplicando seu know-how como líder e gestora de sucesso em tudo o que faz, tem planos inovadores para a empresa, que comemora 23 anos no mercado. Um deles é lançar uma rede de franquias, iniciativa que já está sendo colocada em prática. A ideia é multiplicar o modelo de sucesso da empresa, que tem presença consolidada na região. A loja trabalha com modelos nacionais e internacionais, usados por celebridades europeias. “Não existe nada igual na região”, certifica. Os motivos do reconhecimento são vários. O atendimento diferenciado, com certeza, é o principal deles, seguido pela curadoria especializada. Antes de receber seus clientes, Eliani não abre mão de preparar um café especial. Se for uma noiva, tem uma experiência exclusiva personalizada. “Nós buscamos capturar a essência do que ela está desejando. Aqui, não vendemos vestidos, vendemos sonhos”, garante.

E são sonhos para todas as noivas. Desde a fundação, Beta e Eliani fazem um trabalho social, sorteando mensalmente um vestido entre as noivas que têm o desejo de casar, mas não têm orçamento para realizar o grande desejo. Mães, madrinhas e sogras também são surpreendidas com o bom coração de mãe e filha, que afirmam ter um compromisso com a felicidade dos clientes em seus momentos mais especiais.

Com o coração leve, Eliani tem muitos planos para o futuro. Quer fazer a plataforma Meetribu deslanchar e transformar a Beta Bonin Noivas e Festas na maior empresa neste segmento, do sul do Brasil. Mas uma coisa ela não abre mão: estar mais perto do marido e acompanhar a adolescência da filha, de perto. Palavra de quem celebra diariamente o amor e deseja viver este sentimento mais intensamente em todos os dias de sua vida.

ONDE ENCONTRAR:

Beta Bonin Noivas e Debutantes

Rua de Toulon, 140 – Saguaçu

Beta Bonin Festas

Rua Eugênio Moreira, 493 – Anita Garibaldi

@betabonin

betabonin.com.br

Maison de France

@maisondefrance

Meetribu

meetribu.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *