
A Macheto Ripados é um fenômeno nos segmentos da decoração e construção civil. Com apenas dois anos de fundação, tornou-se líder na venda de painéis ripados de PVC no Brasil. A empresa vem crescendo proporcionalmente ao desenvolvimento de novas técnicas construtivas, buscando o apoio da tecnologia, trabalho em família e ousadia para consolidar sua marca no mercado.
Por Stella Bousfield | Fotos André Kopsch | Produção Expressiva Homem e Concept
Nos últimos dois anos, a Macheto Ripados deu um salto em produção, marketing e vendas. A empresa pioneira no desenvolvimento de painéis ripados de PVC no Brasil começou tímida no mercado, mas com inovação, competência, união em família e uma “ajudinha” da tecnologia, a empresa desbancou os concorrentes e é, atualmente, uma das maiores referências do Brasil.
O know-how em PVC veio de José Roberto Machado, o conselheiro e desenvolvedor de produtos, mais conhecido como Beto, que acumula mais de vinte anos de experiência na área. E, assim, nasceu a Macheto, uma junção do sobrenome da família Machado e o apelido de Beto, que foi convidado para prestar consultoria à nova empresa e trabalhar no setor de desenvolvimento de produtos.
O núcleo do negócio foi formado por Taiz Machado, diretora administrativa, financeira e de relacionamentos; Bruno Machado, diretor comercial e de expansão, e Jhean Machado, diretor de marketing. A união das competências tornou-se um dos grandes pilares do sucesso. A administradora Taiz está há mais de vinte anos no mercado. “Permaneci por cinco anos no setor. Fui morar nos Estados Unidos, retornei e, na sequência, fui convidada para iniciar nessa nova empreitada juntos”, diz a empresária. “Criamos a Macheto e todos os processos do zero, o que é muito gratifi cante e desafi ador. Tínhamos planos, mas não imaginávamos que chegaríamos onde estamos em apenas dois anos de operação”, pontua Taiz. Em busca de atualização, Bruno cursa Gestão Comercial e trabalha no ramo de decoração há oito anos, sendo responsável pelo setor comercial e todo o desenvolvimento de novos representantes; e Jhean cursa Design, estando envolvido nos negócios da família desde os 14 anos, somando sete anos de experiência.

Beto, Taiz, Jhean e Bruno
DE UMA GARAGEM PARA O MUNDO
A ideia de desenvolver os ripados foi de Beto, o conselheiro, que sempre nutriu uma paixão especial por produtos com aspecto de madeira. Uniu o conceito ao PVC, um material que já conhecia e apresentava características ideais para garantir a qualidade e durabilidade do produto, tanto em ambientes internos, quanto externos: não sofre a ação dos cupins, não umedece e é o único plástico que não propaga chama. Ou seja, o produto oferece a beleza da madeira, dispensando as suas desvantagens. Por esta razão, o slogan da empresa ficou definido como “Parece madeira, mas não é”.
Com a ideia na cabeça, chegou a hora de colocar a mão na massa. Foram meses para desenvolver o projeto piloto do produto. “Foi realizado o desenho, os testes pensando na facilidade de instalação e na sua apresentação final”, relembra Taiz. O projeto, que teve início em março de 2022, foi oficialmente lançado em agosto do mesmo ano na feira Construsul, em Porto Alegre. “O nosso stand foi o mais visitado da feira, chegando a congestionar a passagem dos participantes na área de circulação”, recorda Beto.
Porém, nem tudo foram flores no início do processo. A empresa enfrentou alguns desafios. Foram meses até encontrar fornecedores e materiais que se adequassem ao ideal da marca. “Foi em janeiro de 2023 que encontramos e aprovamos tudo para o produto ideal”, relata Bruno, relembrando a estrutura em que o empreendimento nasceu: “Começamos literalmente numa “garagem”, em uma área de festas da casa, depois num quarto, até estruturar o galpão que estamos hoje, desde maio de 2022”.
SUCESSO INSTANTÂNEO NA INTERNET
A Macheto sempre flertou com a tecnologia. A ideia inicial era ser um um e-commerce, mas os sócios migraram diretamente para atendimento a lojistas e construtoras, arquitetos e designer de interiores. Seguindo a tendência do mercado, investiram em marketing digital, postando nas redes sociais um vídeo institucional com Beto apresentando o produto recém-lançado. O conceito surpreendeu o público: a publicação rendeu um sucesso estratosférico. “Aconteceu um boom que não esperávamos. Nosso vídeo viralizou no Instagram e TikTok”, lembra Jhean. Desde a sua postagem, em julho de 2023, a postagem já calcula mais de 7,3 milhões de acessos, além de somar aos perfis das redes sociais da empresa quase 100 mil seguidores em poucas semanas naquela ocasião, e hoje chegando a 260 mil seguidores. “O vídeo foi bem despretensioso, caseiro e simples. Mostramos o produto em casa e enviamos para nossos lojistas”, explica. O vídeo viralizado chegou a congestionar todos os canais de venda da empresa, gerando um número de leads com mais de 12 mil atendimentos realizados em vinte dias. Para atender a demanda, foi necessário multiplicar a estrutura. “Triplicamos o administrativo e duplicamos o quadro de funcionários da produção para dar conta de tudo”, explicam os sócios. O segundo vídeo, postado no mesmo período deste ano de 2024, alcançou cinco milhões de visualizações em apenas dois meses, mas desta vez a empresa já estava com estrutura preparada para atender a demanda. De olho nas tendências, Jhean faz uso da inteligência artificial para desenvolver os materiais de divulgação, atividade que pretende expandir no setor de marketing e em outros departamentos. Ele conta ainda com ferramentas de gestão automatizada, facilitando o atendimento e relacionamento com os clientes. Pelo excelente resultado, vem replicando a fórmula nos seus clientes. “Nós não vendemos somente produtos, oferecemos consultoria comercial e de marketing especializada”, atesta.
PVC: A MELHOR MATÉRIA-PRIMA
Os materiais publicitários chamaram a atenção do público para um produto revolucionário. Atualmente, são encontrados no mercado ripados elaborados de vários materiais, como madeira, isopor e alumínio, entre tantos outros. Porém, o PVC acaba reunindo características únicas pela sua qualidade e facilidade de uso. Os painéis laminados externos possuem uma película importada da Alemanha com tratamento U.V e tripla camada de black-out, dispensando manutenções: não sofre a ação dos cupins, não umedece, não sofre danos com intempéries (principalmente sol e chuva). Também é um produto muito seguro pelo fato do plástico não propagar chama. Ele representa mais segurança para o ser humano e também para o meio ambiente, já que é um substituto da madeira, garantindo a preservação ambiental. Ponto para a natureza! Outros diferenciais também têm sido vistos com bons olhos pelo público. A Macheto é a única empresa no Brasil a fabricar o painel ripado com até oito metros sem emendas, proporcionando obras com encaixes invisíveis, além de apresentar uma instalação prática, dispensando mão de obra especializada. Conta ainda com garantia de cinco a vinte anos, variando conforme a camada de proteção utilizada e o tipo de ambiente a ser aplicado. “Os ripados podem ser utilizados em todos os cômodos da casa com muita praticidade. Ele vai bem nas divisórias e decoração de paredes, tetos, bancadas, balcões, móveis, cabeceiras, portas, sendo indicado também para revestir acessórios como portas de correr, lixeiras, painéis de TV, fachadas e garagem, entre outras infinitas possibilidades. Além disso, ele favorece uma obra limpa, sem manutenção. Chega ao cliente pronto para ser instalado”, recomenda Taiz.
Atualmente, a empresa trabalha com quatro modelos de produtos: Painéis Ripados, Breezes Clicáveis, Tetos Laminados e o lançamento Thermo Siding. “Fomos adaptando os ripados e desenvolvendo acabamentos cada vez melhores”, pontua Jhean, destacando que um dos grandes diferencias da empresa é permitir diferentes linhas de produtos aplicados com a mesma cor.
DESTAQUE NA FEIRA CONSTRUIR.AI
Como a Macheto sempre está em busca de novas soluções, lançou o Breeze clicável, duas peças em formato de “L” que se acoplam aos steel frames, sistemas construtivos ágeis que utilizam perfis de aço galvanizado como espinha dorsal da construção, agilizando o processo construtivo. Com este mesmo foco, a empresa lança o Thermo Siding, produto que promete revolucionar o mercado da construção civil no Brasil. Segundo Beto, ele nasceu para substituir o dry wall, placas cimentícias e a própria madeira. Sua tecnologia é feita com uma placa de galvalume (variação mais resistente do aço galvanizado), preenchida por poliuretano e revestido com uma manta térmica. “Haverá uma revolução na construção civil com este produto, proporcionado isolamento térmico e acústico superior, além de total resistência à umidade, mofo e cupins para áreas internas e externas”, explica. Esta nova forma prática e rápida de construir já é uma realidade no Brasil e vem ganhando cada vez mais espaço no mercado construtivo. “Este é o futuro da construção civil”, garante Beto.
A novidade foi lançada na Feira Construir.ai, um evento voltado a arquitetos e construtoras de alto padrão e profissionais da construção civil, que aconteceu em Balneário Camboriú, no final do mês de agosto, reunindo mais de 25 mil profissionais. Este ano, a empresa teve uma participação bem ousada. Levou para o evento uma construção modular de 36 metros quadrados onde foi possível perceber a aplicação do produto em diversos pontos do espaço. A participação também foi interativa: através de uma votação entre o público, foram selecionadas as três novas cores do produto que serão lançadas no mercado. Entre elas, estão Winchester, Peróba e Verde Oliva e o lançamento do novo produto para a construção modular, o Thermo Siding Macheto. E, para envolver os que fazem parte do processo de produção da Macheto, todos funcionários da empresa foram levados para visitar o stand. “Esta foi uma forma de mostrar o senso de pertencimento e agradecer o trabalho da equipe, demonstrando o nosso reconhecimento pela dedicação dos colaboradores à empresa”, agradece.
ESTRUTURA FORTE
Pensando à frente do mercado, as estratégias de venda da Macheto incluem vendedores externos, lojistas, arquitetos, como também ações com influencers e o segmento de afiliados com comissão de vendas. “São mais 200 lojas que revendem nossos ripados, 1000 construtoras e mais de 800 arquitetos especificando nossos produtos”, fala Taiz. Sem contar com home-centers, que atendem o consumidor final em regiões onde a Macheto ainda não tem lojas parceiras ou representantes. Dos 45 colaboradores, oito são exclusivos da área de vendas. O trabalho deles ganha reforço da equipe dos atuais 21 representantes, que aguardam a chegada dos novos quatro parceiros que somam à forma de vendas.
Os produtos comercializados são armazenados e embalados no galpão localizado no bairro Espinheiros. Atualmente, o tempo de entrega dos produtos varia de quinze a 45 dias, dependendo do tamanho e medidas dos produtos. Em breve, a empresa ganha mais um espaço de 2 mil metros quadrados localizado ao lado do atual, que tem a meta de triplicar o volume, agilizando o processo e permitindo uma abrangência ainda maior do poder de vendas. Um dos planos da Macheto, por exemplo, é a exportação dos ripados, processo que ainda está em negociação, como explica Taiz. Seja qual for o canal de vendas, a Macheto prioriza o atendimento humanizado e suporte contínuo de vendas. “Nós temos o perfil de sermos amigos de nossos parceiros. Visitamos a obra, conversamos com os especialistas para fornecer a solução mais indicada para a obra”, destaca. Com este pilar, os planos são muitos. Consolidar sua liderança no segmento de ripados, fortalecer a marca e investir cada vez mais no mercado de construção modular/construção a seco, como é popularmente conhecido. Se depender da ousadia que a equipe de campeões atua no mercado, estes desejos já se tornaram realidade.
CONSTRUÇÃO MODULAR NO MERCADO DE ALTO PADRÃO
O segmento da construção modular e construção a seco é o grande foco da Macheto para o futuro – o sistema construtivo em Steel Frame e Drywall chegou ao Brasil nos anos 90, mas a sua história no mundo tem, pelo menos, 100 anos. O método construtivo baseado em estrutura de aço de alta resistência vem confirmando uma tendência em crescimento no mercado imobiliário de alto padrão no Brasil: toda estrutura – vigas, paredes, pisos, esquadrias, telhados e revestimentos – tudo produzido em fábricas e apenas montada no canteiro de obras. Mas a novidade ainda tem muito a crescer: apenas 10% da construção civil no Brasil é industrializada, oferecendo muitas vantagens para o construtor.
ONDE ENCONTRAR:
Rua Bento José Flores, 157 – Espinheiros
(47) 3842-0046
@macheto.ripados
macheto.com.br | vendas@macheto.com.br