
Em outubro, a Gutbrau comemora seis anos de amor às tradições germânicas com um conceito que vai muito além de uma cervejaria. Com diversas atrações para toda a família, o negócio se transformou em um sinônimo de diversão na região norte-catarinense.
Por Stella Bousfield | Fotos André Kopsch | Produção Laís Fernanda | Beleza Ele Clube Ministro | Ela Rosana Borges | Looks Ele Expressiva Homem Ela Clarice Modas | Acessórios Frutos Semi Joias
Em 1852, o navio Emma e Louise chegava ao Brasil vindo de Hamburgo, na Alemanha, trazendo expectativas, esperanças e os colonizadores que dariam início a uma das tradições mais signifi cativas de nossa cidade. Na embarcação, em busca de uma nova vida, estava o cervejeiro suíço Albrecht Schmalz e sua família, que aqui fundaram a primeira cervejaria artesanal do estado de Santa Catarina e uma das dez primeiras do Brasil. Depois da ideia lançada pelos desbravadores, sucedeu-se uma série de cervejarias que entraram para a história. São nomes tradicionais como Perner, Reinold, Kuehne, Czernay, Kühne, Berner, Tide e Cervejaria Catarinense. Depois, surgiu uma das mais famosas cervejarias do país, a Cia. Antarctica Sulina, colocando a cerveja de Joinville entre as melhores em nível nacional. Ela seria a responsável, por exemplo, por uma das frases mais ouvidas nos bares entre as décadas de 1980 e 1990: “Olha na tampa e vê se é Antarctica de Joinville”. O segredo era a água de excelente qualidade da cidade.
E foi na Antarctica de Joinville que trabalhou Ingo Gutknecht, a grande inspiração para a fundação da Cervejaria Gutbrau, que este mês comemora seu sexto aniversário como uma das melhores opções de entretenimento na cidade. Para homenagear o pai, Andreia Gutknecht, 41 e seu sócio, Henrique Saragoça, 49 – fundadores da empresa – batizaram a cervejaria com um nome que mescla Gut, referente ao sobrenome familiar e tradução da palavra “boa” em alemão, e brau, um conceito alemão remotamente utilizado para cerveja.

Parque Gutbrau Vila Nova
MAIS DE 1000 PESSOAS NA INAUGURAÇÃO
Aliado à tradição cervejeira da família de Andreia, o casal – que procurava uma ideia para empreender – no ano de 2018 viu na propagação das cervejarias artesanais um filão de crescimento. Depois do benchmark feito em mais de 40 empresas de todo o Brasil, utilizaram o terreno de 40 mil m² da família Gutknecht no Vila Nova para tirar do papel o plano de negócios. Unindo o conhecimento técnico de Ingo, a experiência comercial de Andreia e o espírito empreendedor de Henrique, deram início ao empreendimento que transformaria o lazer de Joinville. “Em um almoço de domingo, estávamos conversando sobre o que podia ser feito no sítio. Como o sr. Ingo tinha experiência no ramo cervejeiro e este segmento estava em alta no Brasil, pensamos na hipótese de também abrir um negócio. A certeza veio enquanto eu folheava uma revista Forbes no aeroporto a caminho de uma viagem internacional e vi que na lista das 50 pessoas mais ricas do mundo, muitos deles eram milionários da indústria de bebidas”, constata Henrique.
A ideia inicial era construir uma fábrica – que tinha capacidade de fabricação mensal de 100 mil litros dos seis rótulos disponibilizados na época – que oferecesse uma experiência diferenciada ao público visitante. “Queríamos fazer como as vinícolas, onde você vê a uva, bebe o vinho direto do barril e o público tem um contato diferente com o produto”, comenta. O planejado era receber poucas pessoas para visitar o espaço, conhecer o processo cervejeiro, degustar as cervejas e comprar souvenirs, mas logo na inauguração eles sentiram que a trajetória do empreendimento poderia seguir um rumo diferente.
A inauguração preparada para receber inicialmente 500 pessoas acabou contando com o dobro de público. “O feedback dos convidados foi super positivo. As pessoas adoraram a experiência de estar em um parque, bebendo, comendo, passeando com o cachorro, ouvindo música”, destaca Andreia. A excelente aceitação deu start a um novo posicionamento para o negócio. O casal decidiu que a Gutbrau seria muito mais que uma cervejaria, ainda mais que o boom da festa de inauguração se perpetuou nos fins de semana seguintes. “Eu não imaginei que as pessoas continuariam a vir. Pensei que as pessoas estavam apenas curiosas para conhecer o novo lugar da cidade, mas não, elas realmente se encantaram com a nossa ideia”, relembra.
ABRIRAM UM NEGÓCIO E DESCOBRIRAM OUTRO
Esta percepção do mercado fez Andreia e Henrique mudarem sua estratégia do negócio e dar início ao projeto que vem se transformando em uma das opções de entretenimento mais visitadas na região norte. Chegaram à conclusão que a Gutbrau tinha potencial para ser não só uma cervejaria, mas um parque de entretenimento para a toda a família com opções de cerveja, gastronomia, diversão, música, cultura e, acima de tudo, contato com a natureza. “As pessoas que vêm aqui querem ter a experiência de ficar ao ar livre, ter o pé na grama e não em um ambiente fechado, como em todos os demais lugares”, explica Henrique. A partir deste conceito, a rede de parques Gutbrau comemora o sucesso de suas três unidades, sendo duas localizadas em Joinville e uma em Campo Alegre, distante há 64 quilômetros. A unidade do bairro Vila Nova, a primeira a ser inaugurada, conta com 160 mil m² que, além da fábrica, comporta uma estrutura com restaurante e atividades como tirolesa, circuito de arvorismo, pistas de caminhada, paredões de escalada, bicicletas, triciclo, balanços, redes e um grande gramado onde as crianças dividem espaço com os pets, rodeados de muitas brincadeiras e diversão. Nos dias mais quentes, elas se divertem no riacho que corre no fundo do terreno, fazendo limite com uma exuberante área verde.

Andreia e Henrique no Festival Viking da Gutbrau
Com o sucesso do empreendimento, em 2020, em plena pandemia, Andreia e Henrique ampliaram o negócio. A bola da vez foi o Parque Expoville ao lado do Pórtico, logo na entrada da cidade, um antigo sonho da dupla tornando-se realidade. “Eu e a Andreia somos joinvilenses “raiz”. Temos muito orgulho da nossa cidade e o Moinho ao lado do Pórtico era o cartão postal aonde gostaríamos de estar desde o início do projeto”, destaca Henrique. Eles revitalizaram o espaço, replicando a receita do sucesso da primeira unidade. Não só reformaram a estrutura, como implantaram uma área de entretenimento infantil com diversos brinquedos no extenso gramado, que conta ainda com os pedalinhos da lagoa. Aos fins de semana, o local de 16 mil m² tornou-se mais um ponto de encontro para as famílias joinvilenses. “Com o surgimento do parque da Expoville, fomos criando esta estratégia de escolher parques com a característica de ser uma área grande com muito verde”, diz Andreia. Com esta proposta, eles inauguraram no ano seguinte o terceiro empreendimento, localizado em Campo Alegre. A área de 40 mil m² tem atrações bem semelhantes à unidade de Joinville: uma extensa área verde com opções de entretenimento para toda a família. Um dos pontos que diferencia as três unidades é o cardápio personalizado. Nesta região de Serra, por exemplo, são oferecidos pratos com ingredientes típicos da região, como pinhão e carne de cordeiro, enquanto na sede do Pórtico e Vila Nova são disponibilizadas mais opções de pratos típicos alemães.
A escolha pela região serrana se deu por sua grande demanda de crescimento e pelo fato de ser um ponto de encontro de pessoas vindas de cidades vizinhas, como Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Jaraguá do Sul, além de Curitiba e várias outras. Com estas sedes, a marca Gutbrau está presente na área urbana, rural e serrana. O próximo passo é marcar presença também no litoral. Com este intuito, estudam a possibilidade de implantação de uma quarta unidade da rede no litoral norte, que funcionaria como um beach park em uma praia ainda a ser definida. Outros projetos de expansão dentro de Joinville seguem em estudo, em áreas públicas e privadas.
A INSPIRAÇÃO DOS JARDINS ALEMÃES
Andreia e Henrique perceberam que estavam no caminho certo quando encontraram alguns empreendimentos semelhantes à Gutbrau em uma visita a Munique, capital do estado alemão da Baviera, na Alemanha, região que se tornou mundialmente famosa pelos seus biergartens. “Há uns dois anos, visitamos esta região e vimos que eles também têm estes espaços para milhares de pessoas passarem o dia. Os adultos tomam chopp enquanto as crianças brincam nos parquinhos”, explica Andreia, lembrando da surpresa dos dois ao se depararem com um ambiente que compartilha da mesma missão da Gutbrau: entreter toda a família. “Nos surpreendemos o quanto fizemos coisas parecidas com eles sem ter esta inspiração”, complementa. Henrique lembra que outro espaço de entretenimento que possui uma vocação semelhante à cervejaria é o Parque Xcaret, em Cancún, no México. “Ele não tem essa pegada da cultura alemã, mas oferece um conjunto de atrações no parque, que envolve natureza, arqueologia, cultura, dança, música, comida, gastronomia em um só lugar”, comenta.
EVENTOS PARA MAIS DE 10 MIL PESSOAS
Assim como os lugares que inspiram o parque, a Gutbrau oferece um extenso calendário de atividades. Além das apresentações de música, dança e teatro, o parque privado com características de público oferece uma grande quantidade de atrações, que em apenas um fim de semana pode reunir um público de 10 mil pessoas nas três unidades. Entre os eventos de maior destaque está o Festival Viking, realizado recentemente no parque Vila Nova com um sucesso absoluto de público. “Foi um fim de semana com músicas e danças especiais, uma imersão na cultura nórdica antiga. Foi muito legal”, elogia Henrique. O Festival do Pinhão, realizado em Campo Alegre, contou em junho com um mês inteiro de atrações gastronômicas, desde pratos com pinhão, sobremesas e até mesmo cerveja de pinhão, que também reuniu um excelente número de visitantes. As demais festividades seguem um calendário tradicional de eventos, como carnaval, festa junina e Páscoa, que na última edição reuniu mais de 500 crianças. O parque também tem uma programação para o Natal e as festas de outubro: a Oktoberbrau, com a promoção de diversas atrações germânicas.
Em paralelo a estas atrações, os sócios também promovem eventos corporativos. “Durante a semana, fazemos eventos exclusivos. Para isso, podemos reservar o parque, ou parte dele, recebendo públicos diversos”. O espaço está preparado para pequenos e grandes eventos, como confraternizações de fim de ano, que já chegaram a contar com 700 pessoas.
A PRODUÇÃO DA “BOA CERVEJA”
Antes de ser uma referência de entretenimento, a Gutbrau é uma cervejaria que, como o próprio nome diz, fabrica uma boa cerveja. Os milhares de litros consumidos mensalmente nos três parques são produzidos na unidade do Vila Nova. Nestes locais são consumidos dez dos doze rótulos fabricados, sendo alguns produzidos sazonalmente. Além do consumo interno, a produção é encontrada somente nas lojas de souvenirs do grupo e em pouquíssimos pontos de distribuição, estratégia comercial utilizada depois que o casal percebeu o potencial de consumo interno nos próprios parques.
A bebida de alta qualidade é fruto de intensa pesquisa e atualização constante. Andreia e Henrique são sommeliers de cerveja. A especialização foi uma necessidade para entender bem o segmento. “Nós não conhecíamos nada sobre a técnica de produção cervejeira. Por isso, fomos a fundo no assunto para poder abrir a empresa”, cita. Logo, a dedicação surtiu seu primeiro resultado: poucos meses depois da fundação, um dos estilos foi premiado. “O primeiro lote da cerveja Gutbrau Stout foi produzido em setembro, e em março foi premiado em um concurso”, orgulha-se Andreia. No ano passado, a Gutbrau Oktoberfestbier também foi reconhecida como a melhor no estilo no Concurso Brasileiro de Cervejas.
Os empreendedores estão sempre em busca constante de soluções inovadoras. Foram, por exemplo, a primeira cervejaria de Santa Catarina a utilizar lúpulo plantado na região. “Este é um grande diferencial porque todas as cervejarias importam o lúpulo – ingrediente responsável pelo sabor da cerveja – enquanto nós inovamos utilizando matéria-prima de produtores da região”, explica.
VARIEDADE DE RÓTULOS
Atualmente, a cervejaria Gutbrau dispõe de dez rótulos fabricados para agradar os mais variados paladares. Destes, sete fazem parte do cardápio inicial e ainda hoje são o carro-chefe da marca:
Light Lager – Cerveja leve e refrescante com menor teor alcóolico. Perfeita para ser degustada em dias de altas temperaturas;
Munich Helles – Apresenta coloração e sabor mais intensos. É a segunda opção para quem quer apreciar uma cerveja mais suave;
Weiss – Cerveja de trigo com gosto diferenciado. Possui um visual “turvo”, o que é bem comum para o tipo. Tem aroma de cravo e banana;
Ipa – Opção com maior teor alcóolico e presença de amargor, o que agrada bastante os fãs da cerveja;
Apa – Lupulada, aromática, também com presença de amargor;
Red Ale – Equilíbrio de malte e lúpulo bastante encorpada;
Stout – Cerveja com sabor de café e cacau.
TIPOS ESPECIAIS
Fruit beer – Cerveja de base lager (refrescante e menos amarga) que ganha um toque de frutas vermelhas e pitaya, o que confere a coloração rosa que agrada o público feminino; Sour – Receita catarinense de fabricação sazonal. É uma cerveja mais ácida que agrada paladares mais rebuscados;
Oktoberfest Beer – É a cerveja encontrada na Oktoberfest da Alemanha, sendo bastante equilibrada e saborosa; Cerveja de Pinhão – Cerveja de base belga, tipo Double que conta com o acréscimo do pinhão, criando uma bebida bastante regional;
Black Ipa – Cerveja sazonal que se caracteriza por ser uma mistura de Stout e Ipa. Tem amargor, cafeína e toques de tangerina;
Hidromel – Além destas cervejas, a Gutbrau fabrica o Hidromel, que possui um processo de fabricação semelhante à cerveja, porém é feito à base de mel. Foi desenvolvido para atender ao público do Festival Viking, uma vez que era uma bebida consumida por este povo.
DE FAMÍLIA PARA FAMÍLIA
A Gutbrau é uma empresa familiar onde cada um dos integrantes somou seu talento ao negócio. O sr. Ingo é a história viva que inspirou Andreia e Henrique a investir no negócio promissor. Com sua experiência e detentor das terras que sediam a Gutbrau Vila Nova, hoje ele atua como um consultor técnico da cervejaria. Admirador da cultura alemã, ao lado da esposa, Maria Gutknecht, é quem fortalece os laços da cervejaria com sua tradição de origem. Sua filha, Andreia, herdou do pai a paixão por cerveja. “É uma tradição que está no sangue”, orgulha-se. Curiosa e apreciadora da bebida, sempre buscou conhecer novos títulos. Formada em Administração de Empresas, além do grande conhecimento cervejeiro, ela agrega ao negócio sua experiência na gestão de pessoas e vendas, área que sempre se dedicou. Atualmente, responde pela administração e setor financeiro da Gutbrau, sendo a parte “pé no chão” da dupla. Visionário, Henrique sempre está de olho nas grandes oportunidades. Formado em Sistemas da Informação e com experiência no universo da tecnologia, tem expertise em inovação e empreendedorismo, o que foi o ingrediente essencial para a Gutbrau ter dado largos passos no seu projeto de expansão. “Eu sou a figura que enxerga as oportunidades”, explica. Pai da Letícia, 14, Henrique é o homem das ideias, mas também, quando é preciso, sempre está presente nos reparos que o grande espaço exige.
É com todo o carinho que a família Gutknecht – Saragoça se dedica para oferecer a melhor experiência para a família norte-catarinense. “Somos uma empresa familiar que deseja que todos tenham uma experiência especial. Queremos que as famílias passem um tempo de qualidade em meio à natureza, em uma experiência que vai muito além de comer e beber, inclui a diversão, o lazer, a cultura, a aventura e a integração com o público das mais diversas faixas etárias”.
UM BRINDE AO FUTURO
Para seguir sendo uma referência para este público, a cervejaria quer continuar a produzir cerveja de qualidade premium. O casal tem em mente um projeto de expansão com muitas possibilidades, mas sempre firmado nas características que fizeram o sucesso dos parques atuais: grandes áreas verdes com espaços que promovam as experiências de convivência com a tradição familiar que a tornou uma referência no mercado. “Queremos ser uma empresa local, que tenha identificação com a nossa gente”, explica Andreia. Além da presença no litoral e a implantação de novas unidades em Joinville, o casal planeja trabalhar com hospedagem, num modelo pousada com chalés, completando a experiência relaxante do local.
Todas estas iniciativas vêm transformando o conceito de entretenimento em Joinville e região. “O nosso negócio teve um grande impacto na cidade porque Joinville era carente de espaços ao ar livre para a família. A Gutbrau trouxe um local de visitação o ano inteiro, promovendo turismo e lazer para a região”, fala Henrique. Andreia complementa que 30% da cidade está na área rural, o que faz ainda mais necesária a presença de uma estrutura para entreter os joinvilenses. E tudo isso, em um ambiente que promova a integração entre as gerações. “É um lugar integrador, onde convivem pessoas idosas e jovens, pais, mães. Cada um encontra sua opção de lazer aqui”. Esta foi a grande contribuição da marca Gutbrau para a cidade: revitalizar espaços, fortalecer a cultura local e fazer o povo joinvilense ainda mais feliz. Prosit, Gutbrau!
GUTBRAU EM NÚMEROS:
3 UNIDADES
MAIS DE 200 MILM
DE ÁREAS VERDES
ATÉ 10 MIL VISITANTES
POR FIM DE SEMANA (SEM CONTAR CACHORROS)
CERCA DE 80
COLABORADORES FIXOS
CERCA DE 300 COLABORADORES
EM REGIME INTERMITENTE
PRODUÇÃO E CONSUMO MÉDIO DE 20 MIL LITROS DE CHOPP POR MÊS
ONDE ENCONTRAR:
Parque Gutbrau Vila Nova
Estrada Motucas, 3122 – Vila Nova
Parque Gutbrau Expoville
Rua 15 de Novembro, 4621 – Glória
Parque Gutbrau Dona Francisca
Estrada Dona Francisca, 2812 – Belo Horizonte
(47) 99101-6874
@gutbraucervejaria
gutbrau.com.br