5 DÚVIDAS DE QUEM QUER COMEÇAR A PRATICAR IOGA

A ioga é uma das práticas mais completas para quem quer garantir bem-estar físico, emocional e espiritual.
Porém, esta filosofi a de vida e prática milenar surgida na Índia ainda reserva muitos mitos que acabam
afastando aqueles que desejam iniciar na atividade. Para esclarecer os principais questionamentos sobre
esta atividade, conversamos com a instrutora, Milena Boniolo, que há 19 anos vem trabalhando em suas aulas
o despertar do corpo físico como porta de entrada às camadas mais internas e a melhoria e manutenção da
qualidade de vida emocional e espiritual. Você vai compreender que a ioga é mais simples do que parece e
mais trasformadora do que você imagina. Vamos praticar?

Por Stella Bousfield | Foto Itrio Woods

Dúvida 1 – Todo mundo pode praticar Ioga?

Sim! Os textos nos dizem que “se você tem um corpo, a Ioga é para você!”. Uma ciência prática, atemporal com benefícios para corpo, mente e alma, seu objetivo é acalmar os turbilhões da mente. Então, quem é que não tem uma mente animada nessa nossa época de tanta conectividade, não é mesmo?

Dúvida 2 – Qual a dica para quem quer começar?

Seguir o coração! Se a pessoa já teve o ímpeto, a aspiração e a curiosidade, por que não experimentar? É importante não desistir, caso sua
primeira aula não tenha saído como esperado. Existem diferentes modalidades e abordagens de ioga.

Dúvida 3 – É preciso ter flexibilidade para iniciar a prática?

Essa é uma pergunta que sempre surge uma vez que a Ioga tornou-se popular no ocidente e a mídia, infelizmente, divulga posturas que podem, à primeira vista, assustar devido à sua complexidade. Não é preciso ser flexível e nem vegetariano. Sempre brinco e digo aos praticantes que o que precisa ser flexível é a mente.

Dúvida 4 – Existe uma linha de Ioga mais fácil para começar?

Existe aquela na qual possa haver maior identificação. Há desde práticas mais vigorosas quanto restaurativas. Mas a parte filosófica é a mesma, baseada nos Yoga Sutras de Patanjali. A Ioga é um caminho de oito passos, que abrange desde preceitos éticos até as posturas físicas (ásanas) e a meditação. Mas vale lembrar que o mais importante é nossa postura interna ao realizar a prática.

Dúvida 5 – Ioga é só meditação?

A meditação é somente uma parte da Ioga. Durante uma aula, o praticante é conduzido sempre do mais “grosseiro” ao mais sutil. Em outras palavras: do corpo para a mente e são trabalhadas técnicas de atenção e meditação. Há um preparo do corpo por meio dos ásanas e alívio das tensões mentais por meio dos pranayamas (respiração) para que a meditação se torne menos desafiadora.

Dúvida 6 – Quais os benefícios da Ioga a curto, médio e longo prazo?

São vários benefícios. Para homens e mulheres, a Ioga permite a ampliação da força, o tônus muscular melhora, assim como a flexibilidade e energia. Também há uma redução do estresse e ansiedade e maior qualidade do sono. O praticante tem um melhor equilíbrio físico e mental, assim como consciência corporal e controle emocional. As mulheres se beneficiam especificamente com práticas voltadas à gestação, pós-parto e para a fase do climatério.

 

Participantes durante atividades do Sábado Zen

Projeto Sábado Zen: um bom caminho para começar a prática da Ioga

Desde 2018, Joinville conta com o Sábado Zen, projeto gratuito que nasceu para popularizar a Ioga aqui em nossa região. As aulas acontecem todos os sábados, das 9h às 10h30, no Parque das Águas e no Museu de Arte de Joinville, localizados na Rua 15 de Novembro. Quando chove, as aulas são oferecidas no Vila Prinz, localizado na rua Otto Boehm, 525 – Sala 1, no bairro Atiradores.

O projeto é coordenado por Milena Boniolo e conta com um time de vinte profissionais voluntários que compartilham com o público o que de
melhor carregam dentro desi. Eles oferecem, além da Ioga, aulas de Dança Circular, Meditação e Tai Chi Chuan, aliadas às terapias de bem-estar, como Reiki, Shiatsu, Auriculoterapia e Barras de Acess. “Esta é uma ótima sugestão para conhecer a Ioga uma vez que o time é composto por profissionais de diferentes estilos e formações. Assim é possível conferir uma prática com a qual o aspirante a iogue se identifica”, sugere Milena. Para acompanhar a programação, acesse a página do projeto: www.instagram.com/sabadozen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *